Formação sobre Higiene Íntima para profissionais da Pastoral da Mulher.

Compartilhar

No dia 15 de junho as professoras da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Lucieneide Santos e Kamila Juliana Santos, do colegiado de enfermagem, realizaram uma formação para a equipe de trabalhadores sociais da Pastoral da Mulher/Unidade Oblata de Juazeiro com o objetivo de ampliar o conhecimento da equipe acerca dos cuidados com a higiene pessoal e íntima da mulher.
LEIA MAIS…

Nesse sentido foi exposto questões como anatomia do corpo feminino fazendo um comparativo com o corpo masculino, onde as enfermeiras explicaram as vulnerabilidades acerca da possibilidade de mulheres adquirir doenças visto que a anatomia feminina tem maior predisposição.
Foi apresentado desde o cuidado com o tipo de roupas para uso diário, sendo aconselhado a vestir roupas leves como saias e vestidos e evitar roupas jeans, além de ter cuidado com alguns produtos para uso íntimo, pois, podem alterar a temperatura vaginal. Também foi citado a preocupação quanto ao uso excessivo de protetores íntimos (absorventes) e a relevância de não compartilhar roupas, principalmente peças íntimas.
Todas essas informações serão de grande importância para a equipe que multiplicará as orientações junto as mulheres acompanhadas, através de uma formação nas áreas de abordagem sobre o tema.
Vale ressaltar que o mais importante de tudo é que a mulher conheça melhor o seu corpo e cuide da sua saúde de modo geral, acompanhando suas alterações ao longo da vida. E, sempre que tiver alguma dúvida, procure um especialista.

Fonte: Pastoral da Mulher

 

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *