VII Encontro de Mulheres, “Tecendo Histórias, Construindo Caminhos”

Compartilhar

No dia 28/10, a Pastoral da Mulher promoveu o VII Encontro de Mulheres, “Tecendo Histórias, Construindo Caminhos”, na chácara Hebert, em Juazeiro/BA. A atividade que tem o objetivo de culminar as ações desenvolvidas durante o ano no Projeto de Afirmação de Direitos e realizar uma maior integração do grupo, contou com a participação de 9 mulheres de abordagem, acolhida e comunidade.

O encontro iniciou às 09h00min e foi mediado pelas agentes Ana Paula, Anna Lícia e a coordenadora da instituição, Fernanda Lins. No período da manhã, utilizando uma metodologia bastante divertida, as atividades buscaram o envolvimento e participação das mulheres através de uma gincana, onde foram trabalhados temas como: a construção do empoderamento feminino ao longo da história, as desigualdades de gênero, o papel da mulher na sociedade e os direitos sociais.Foi possível observar o crescimento do posicionamento de cada mulher diante de suas vivências diárias frente as situações de violações de direitos.


Após o almoço as participantes desfrutaram de momentos de lazer livre, utilizando a piscina e o espaço da chácara para socialização e descontração. voltando a se reunir no final da tarde para uma breve avaliação, onde pudemos registrar as seguintes falas:

“Foi um dia diferente e maravilhoso, onde me diverti, me distrai e saí da rotina.”

“Estava precisando de um momento como esse, pois estou passando por problemas. Cheguei quieta, mas depois fui me soltando, foi mara!”

“Foi muito bom, tenho que agradecer a Pastoral. Hoje me sinto como se estivesse no meio de minha família.”

“Foi ótimo, espero que seja o primeiro de muitos.”


Durante a avaliação as mulheres ainda relataram que desejam que o grupo continue no ano de 2017 e fizeram algumas sugestões: reuniões mensais; inserção de mais mulheres ao grupo; continuidade do Encontro de Mulheres; “Tecendo Histórias, Construindo Caminhos” e promoção de um encontro com uma sexóloga.



Para finalizar o dia, celebramos os aniversariantes do mês com a partilha de um delicioso bolo de chocolate.


 
Fonte: Pastoral da Mulher.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *