Reunião do Grupo Mulheres Pérolas do mês de setembro

Compartilhar


O grupo Mulheres Pérolas se reuniu na tarde de terça-feira, 26/09/2017, na sede da Pastoral da Mulher, sob a condução das trabalhadoras Anna Lícia Brito (Assistente Social) e Ana Paula Silva (Pedagoga). Na oportunidade estiveram presentes nove mulheres de contextos variados: abordagem, comunidade e acolhida.


O tema abordado durante o momento foi: A realidade da saúde pública para as mulheres no município de Juazeiro/BA. A metodologia utilizada contou inicialmente com uma dinâmica que permitia que as participantes expusessem seus pontos de vista acerca de alguns elementos, serviços, programas e projetos que compõem o Sistema Único de Saúde, considerando especialmente a participação e o atendimento das mulheres nos espaços. A Assistente Social falou brevemente sobre o conceito de saúde de acordo com a OMS (Organização Mundial de saúde) e sobre o SUS e seu marco regulamentário e em seguida  foram divididos três grupos para a realização de um trabalho, onde puderam estudar casos reais de acesso de mulheres aos serviços públicos no município. Por fim, cada grupo fez a apresentação contando a história para as demais, avaliando e analisando criticamente as potencialidades e desafios dos serviços.  


O encontro das  Pérolas acontece mensalmente e proporciona um espaço de rico debate entre as mulheres, onde é possível instigar a busca por conhecimentos, conquista de direitos e acesso a bens e serviços a partir de suas vivências individuais e coletivas nos mais variados espaços sociais. A Reunião do mês de Outubro ficou marcada para o dia 31. 

Fonte: Pastoral da Mulher.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *