SEMINÁRIO REÚNE REPRESENTANTES DAS PARÓQUIAS, PASTORAIS E MOVIMENTOS DE JUAZEIRO PARA ESTUDO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Compartilhar
 
O Salão de eventos Brasinha, situado ao lado da Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas, ficou lotado na tarde deste domingo (04). É que representantes das paróquias, pastorais e movimentos da cidade de Juazeiro participaram de um Seminário de apresentação da Campanha da Fraternidade 2019, que terá como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e como Lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
 
 

O encontro contou com momentos de estudo sobre o texto-base da CF 2019, seguindo como esquema o método Ver, Julgar e Agir. O momento do “Ver” foi assessorado pela professora doutora Ângela Carneiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que abordou a realidade atual das Políticas públicas no país e na região.
 
O momento sobre o “Julgar” foi conduzido por Elio Batista, membro da Equipe de Campanhas da Diocese. Ele comentou sobre os textos do Antigo e Novo Testamentos que falam sobre a importância da justiça social e os ensinamentos dos Padres da Igreja, da Doutrina Social e do Papa Francisco sobre esse tema, iluminando a questão do ponto de vista cristão.
 
Por fim, foram divididos grupos para refletir sobre a dimensão do “Agir”, onde cada grupo pôde sugerir ações concretas que podem ser tomadas a nível regional no sentido de elaborar políticas públicas que beneficiem toda a população.
 
Nesta terça-feira (05), representantes das Paróquias, pastorais e movimentos irão se reunir no Centro Diocesano de Pastoral às 19h30 para avaliar e dar um encaminhamento para as propostas surgidas no seminário.
 
As trabalhadoras sociais, Anna Lícia Brito e Fernanda Lins, integrantes da Pastoral da Mulher, participaram da formação e destacaram a importância da participação em espaços de controle social, a exemplo dos conselhos, porque permitem o diálogo entre a sociedade civil e governo,  fiscalizando as políticas já existentes, bem como nos momentos das conferências, na elaboração das mesmas.
 
 
 
 
 
Fonte: Diocese de Juazeiro

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *