Infertilidade em mulher: vírus seria causa?

Compartilhar

Vírus transmitido provavelmente pelo beijo pode ser causa de infertilidade até então desconhecida

Muitas mulheres têm dificuldade de engravidar e até chegam a ser diagnosticadas com infertilidade, sem que elas, ou mesmo os médicos, saibam exatamente o que pode estar por trás da falha na fecundação. Agora, um novo estudo aponta uma possível causa para grande parte desses casos: um vírus que possivelmente é transmitido pelo beijo.

Infertilidade em mulher: vírus seria causa

Essa recente pesquisa – realizada pela Universidade de Ferrara, na Itália – analisou o útero de 66 mulheres com infertilidade sem causa específica. Foi descoberto que 43% delas estavam infectadas com o HHV-6A, um dos tipos de vírus da herpes. O micro-organismo não foi encontrado em nenhuma mulher com a fertilidade preservada.

Como o vírus impede a gravidez

Acredita-se que a resposta do sistema imunológico à presença do vírus envolve a ativação de células chamadas de “natural killers” (matadores naturais, em inglês) no útero que, por sua vez, produzem citocinas. Essas substâncias, cuja função é atacar o agente invasor, dificultam a implantação dos gametas na parede uterina, impedindo, portanto, a manutenção da gestação.

O vírus HHV-6A foi pouco estudado pela ciência e sabe-se muito pouco sobre ele

Elas também tinham taxas mais altas de estrogênio, hormônio cujos níveis variam de acordo com o ciclo menstrual e podem desencadear a infecção pelo HHV-6A, que costuma ficar latente no corpo humano.

Transmissão do vírus HHV-6A

Até agora, há pouca informação sobre vírus HHV-6A. Segundo estudos anteriores, ele poderia ser transmitido pelo beijo, pois se reproduz nas glândulas salivares, mas não há exames que o detectem na saliva ou no sangue.

Como identificar o problema?

O diagnóstico da infecção pelo vírus é feito através de uma biópsia no útero, mas ainda é pesquisada a melhor terapia medicamentosa para inativá-lo.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/saude/522349/virus

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *