Depois de uma repercussão ruim nas redes sociais e de acusações de promover o machismo e o bullying, o Ministério da Justiça retirou do ar a peça publicitária #bebeupartiu do ar esta quinta-feira (5). A pasta fez um pedido formal de desculpas e disse que se equivocou com a campanha, voltada para os foliões neste Carnaval.
A peça mostrava uma jovem com um celular na mão e em suas costas duas outras jovens rindo dela. Em uma tarja vermelha estava escrito: “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”.
Muitos internautas consideraram a peça conservadora ao julgar, mesmo que indiretamente, a mulher embriagada.
Outra peça divulgada pelo ministério mostra um jovem musculoso sem camisa sentado no chão, e uma outra imagem de um celular com troca de mensagens. Com destaque a frase: “Algumas cervejas. Horas jogados no chão. Vários whatsapps para a ex”. Essa peça não foi retirada do ar.
No texto de divulgação da campanha, o Ministério da Justiça diz que as peças “apelam para o bom-humor e situações cotidianas de abuso de álcool como uma ida ao hospital para uso de glicose, telefonemas e mensagens inconvenientes, perdas de memória”.
O Ministério da Justiça se desculpou nas redes sociais sobre a peça retirada do ar.
“A campanha ‘#BebeuPerdeu’ é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços”, escreveu em sua página do Facebook.
Do UOL, em São Paulo