Páscoa: Jesus ressuscitou. Aleluia!

Compartilhar


Na véspera da sexta-feira da Paixão a Pastoral da Mulher promoveu uma celebração reflexiva sobre a páscoa junto ao público atendido. Dez mulheres participaram do momento onde puderam refletir sobre a importância do Cristo para o fortalecimento pessoal de cada uma.

Três momentos especiais foram realizados pela equipe:

“O Julgamento” – Uma sala ornamentada e uma das integrantes da equipe caracterizada como uma mulher agredida, levaram as mulheres a refletir sobre as situações em que se sentiam julgadas, violentadas e enfraquecidas na fé recordando o julgamento de Jesus. Elas expressaram sentimentos diante do exposto, algumas delas citando que por muitas vezes foram apontadas e julgadas por familiares e pela sociedade.


 “A importância de Simão Cirineu” –  Neste segundo espaço elas puderam refletir sobre quando alguém as auxiliou a lidar com suas dores, a carregar “suas cruzes” e quando elas próprias ajudaram a carregar a cruz de alguém. Destacou-se aqui a importância da esperança e da gratidão. Para as mulheres esse foi um momento bastante emocionante e algumas relataram: “a importância da força interior”, “acreditar que não se está só”, “a relevância dos amigos, familiares e da Pastoral” para fortalecer a confiança nelas mesmas.


“Ressurreição” – O último momento se deu na perspectiva de celebrar a ressurreição. Foi promovido um espaço de relaxamento, demonstrando que todos nós somos capazes de ser resilientes. Mostrou-se que assim como o Cristo venceu a cruz, cada um de nós pode vencer suas dificuldades, pois sempre encontraremos na fé e nas pessoas que estão caminhando junto conosco, a força necessária para continuar buscando melhorias. As mulheres puderam expressar quais sentimentos gostariam que morressem nelas e quais virtudes gostariam que brotassem, assim trouxeram: “morrer para medo”, “morrer para a insegurança”, “morrer para o nervosismo”, “nascer para a fé”, “nascer para a coragem e esperança”, “nascer para o perdão”.


Ao final, a equipe realizou a benção dos pãezinhos. Estes foram distribuídos e as mulheres foram presenteadas com sementes de girassol o livro “Momentos de Sabedoria”.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *