Petrolina discute proposta de realizar o I Seminário sobre Exploração Sexual no Turismo

Compartilhar
 
O abuso e a exploração sexual são uma das problemáticas que mais afligem a sociedade contemporânea. Nesse universo, o segmento turístico que, por um lado, constitui um importante elemento de relações sociais, por outro lado pode gerar impactos muito negativos, onde crianças, adolescentes e mulheres acabam se tornando as vítimas mais vulneráveis. Diante deste contexto, a Secretaria de Turismo de Petrolina está articulando a realização de um seminário regional sobre a temática, como um primeiro passo para uma ação conjunta entre os setores da sociedade que combatem esta mazela. Com este objetivo, a Secretaria convidou para uma reunião na manhã de ontem (05/02) diversos representantes de entidades de defesa do ser humano, em seus respectivos segmentos.
 
Secretaria municipal da Mulher, Defensoria Pública, Centros de Referência e Assistência Social, Diretorias de proteção à infância e a juventude, Pastoral da Mulher, dentre outras instâncias, enviaram representantes para o encontro. Neste, os convidados apresentaram as temáticas que consideram mais pertinentes a serem explanados durante a realização do seminário proposto. A Gerente de Qualificação, Pesquisa e Extensão Turística, Gabriela Major, destacou que o seminário sobre a exploração sexual no turismo servirá para que todos possam ampliar seus conhecimentos sobre a problemática. “Será uma troca de conhecimentos entre os setores interligados que combatem este mal”.
 
Perspectiva de realização
O I seminário sobre exploração sexual no Turismo articulado pela Secretaria de Turismo ainda não tem data definida, mas a perspectiva é que ele seja realizado em meados do próximo mês, onde é celebrado o dia Internacional da mulher (8 de março). A organização quanto a metodologia e logística do evento ainda estão sendo analisados.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *