Blogueira cubana irá à Câmara nesta quarta-feira

Compartilhar

Após protestos, blogueira cubana irá à Câmara hoje
 
 Segundo dados do Jornal do Barsil a blogueira cubana Yoani Sánchez irá à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20). A informação é do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), autor do convite à blogueira. Segundo ele, Yoani irá acompanhada do cineasta brasileiro Dado Galvão, autor do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, que tem a participação de Yoani. O documentário, que trata das restrições à liberdade de expressão em diferentes países, será exibido no Plenário 1, a partir das 12 horas.
 
“Depois do documentário, será oferecida a palavra para essa mulher que tem se destacado tanto na defesa das liberdades no mundo”, disse o deputado. Segundo ele, a blogueira também será recebida pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.
Yoani Sánchez ganhou notoriedade com o blog “Generación Y”, que critica o regime cubano. Ela chegou ao país na madrugada de segunda-feira (18) e, desde então, tem sido vítima de protestos de defensores do regime castrista. A atuação dos manifestantes impediu a transmissão do documentário em Feira de Santana, na Bahia, e obrigou a blogueira a cancelar eventos.
 
Proteção da Polícia Federal
Parlamentares de oposição já manifestaram apoio à blogueira. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) apresentou um requerimento para que a Polícia Federal assuma a proteção da blogueira cubana durante sua estada no país, e investigue a atuação de um funcionário da Secretaria-Geral da Presidência da República num suposto plano de espionagem e perseguição política à blogueira articulado pelo governo cubano.
O requerimento não foi votado na sessão de ontem, porque o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, pediu aos deputados que trabalhassem em um texto consensual.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *