30 de Abril é Dia Nacional da Mulher!

Compartilhar
 
A data foi instituída em homenagem a feminista, ativista e assistencialista, Jerônima Mesquita. Mineira de Leopoldina, engajou-se em atividades de assistência social, participando da Associação das Damas da Cruz Verde. Seu grande feito foi à assistência integral às vítimas da epidemia da gripe espanhola, no Rio de Janeiro, em 1918. Dessa experiência nasceu o Projeto criado por ela, da maternidade Pró-Matre, fundada em 1920. Jerônima foi fundadora da Federação das Bandeirantes do Brasil, e também ajudou mulheres desamparadas que perderam seus filhos e maridos na guerra. Jerônima Mesquita. Publicado em Universidade Livre Feminista 29 Abril 2013.

Em sua homenagem, um grupo de feministas trabalhou para que a data, 30 de abril, se tornasse o Dia Nacional da Mulher. Isso ocorreu e foi criada a Lei nº 6.791 de 1980, sancionada pelo Presidente João Figueiredo. O dia 30 de abril é a data do seu nascimento.

Para ler mais acesse:

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *