AME do bairro Vila Eduardo realiza Mutirão de Saúde da Mulher

Compartilhar
A equipe de profissionais da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Bernardino Campos Coelho, no bairro Vila Eduardo, realizará, neste sábado (04), das 08h às 12 horas, um Mutirão de Saúde da Mulher. No intuito de prevenir o câncer de colo de útero, a unidade disponibilizará o exame preventivo ginecológico para todas as mulheres que chegarem à unidade, na faixa etária entre 25 e 59 anos.
De acordo com a coordenadora da unidade, Raíssa Brandão, a iniciativa é uma maneira de alertar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde, para evitar o agravamento de doenças que podem ser tratadas, quando descobertas em estágio inicial. “O preventivo é a principal estratégia para detectar precocemente as lesões no colo do útero. Assim, podemos diagnosticar uma doença bem no início, antes que a mulher tenha os sintomas”, explica.
O preventivo é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Ele é indolor, simples, rápido e pode ser feito gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde ou unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do município. Para garantir um resultado correto do exame, é recomendável que a mulher evite o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais e não tenha relações sexuais nas 48 horas anteriores a realização do exame. É importante também que a mulher não esteja no período menstrual.
 
 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *