Brasil conta com 719 Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres

Compartilhar
Balanço da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) indica que o país conta hoje com 719  Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs), distribuídos pelas 27 unidades da Federação, sendo 25 estaduais e os restantes em nível municipal.
 
Na avaliação da equipe técnica da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas (Saiat/SPM), o resultado demonstra o comprometimento com as ações voltadas para as mulheres. Elas representam cerca de 52% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
“Hoje estamos presentes em 12,4% dos municípios. O crescimento destes instrumentos de gestão para a implementação de políticas para as mulheres mostra o potencial e a importância da pauta das mulheres nas políticas públicas”, destaca a secretária da Saiat, Rosangela Rigo, empossada esta semana como titular da Secretaria.
 
A criação de OPM nas estruturas de gestão dos governos estaduais e municipais configura-se como uma ferramenta de formulação e implementação das políticas públicas para as mulheres. A SPM entende que esses Organismos potencializam as ações do poder público para reverter o quadro de desigualdades, persistente na estrutura da sociedade brasileira.
UF
OPM
UF
OPM
UF
OPM
AC
23
CE
10
MS
25
AM
12
MA
63
MT
4
AP
16
PB
34
ES
4
PA
16
PE
158
MG
16
RO
3
PI
3
RJ
29
RR*
2
RN
8
SP
41
TO
6
SE
31
PR*
13
AL
21
DF
2
RS
110
BA
40
GO
21
SC
8
 
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *