No último dia 04 de agosto, representantes da sociedade civil, principalmente militantes nas áreas de defesa dos direitos das mulheres como a Pastoral da Mulher, participaram da instalação da vara de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher e da Infância e Juventude, em Juazeiro.

A Vara de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher será a quinta com esta especialização na justiça baiana. Em um ano, a Bahia ampliou em 150% a estrutura de combate e punição aos agressores, com a criação de uma vara em Salvador e outra em Vitória da Conquista, no Sudoeste. Agora, também Juazeiro é contemplada. A instalação é realizada na Semana da Justiça pela Paz em Casa, de 3 a 7 de agosto. Promovida pelo Supremo Tribunal Federal, a iniciativa tem como objetivo priorizar a realização de audiências e sessões de juris, em todo o País, em processos que tratam da violência contra a mulher.
Também presente à solenidade, a desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, fez um breve histórico sobre a Lei Maria da Penha e exaltou a iniciativa do presidente Eserval Rocha. Representando o governador Rui Costa, a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Olívia Santana, reforçou a importância da Semana da Justiça pela Paz em Casa.