Equipe da Pastoral da Mulher Juazeiro/BA participa de retiro espiritual

Compartilhar

Foi um momento para soltar as tensões, relaxar a mente e elevar o espírito.

Com o desejo de desacelerar, procurar um preenchimento mais profundo na vida, alguns trabalhadores Sociais que fazem parte da Pastoral da Mulher em Juazeiro/BA, Unidade Oblata no Vale do São Francisco, participaram de um retiro espiritual mediado pela Irmã Oblata Ivoni Grando.
O momento aconteceu no dia 06 de agosto, na Chácara Paraíso, com a temática “Varrer nossa casa interior”, momento para soltar as tensões, relaxar a mente e elevar o espírito, favorecendo entrar em contato consigo, retraindo-se do mundo externo diário a fim de experimentar os encantos internos, passar um tempo consigo mesmo e descobrir verdades escondidas pelas realidades cotidianas.
“Se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, será que não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la? E quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, para dizer: Alegrem-se comigo! Eu encontrei a moeda que havia perdido.” (Lc 15, 8-9).
Baseando-se nessa passagem bíblica, a equipe refletiu que aprender a ‘varrer a própria casa’, primeiro em silêncio, é aprender uma espiritualidade para os tempos difíceis de hoje. O que se busca não são coisas pré-fabricadas, ou impostas desde fora, são aquelas que nascem de nós e nos convidam a partilhar nossos descobrimentos.
Foi um momento para fortificar o “eu” e renovar o poder pessoal e espiritual, silêncio e tranquilidade permitiram sair do movimento de “fazer” e refamiliarizar-se com o “ser”, buscando se reavivar com o ser eterno, fortalecer a espiritualidade, movendo-se novamente para o movimento da vida com uma perspectiva refrescada.
O retiro, que foi encerrado com alegria e reflexão, contribuiu para cada um e cada uma encontrar novo propósito e significado para a vida e a maneira como se conecta com os outros, com o mundo, com a vida pessoal, profissional e espiritual.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *