A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS e o Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS realizaram no dia 31 de agosto a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.
Representando a Pastoral da Mulher de Juazeiro a trabalhadora social Railane Delmondes, esteve presente nesse espaço de discussão, a fim de colaborar com propostas que promovam a garantia de direitos dos usuários do serviço social no munícipio.
Com o tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’, o evento teve como o objetivo promover o debate sobre o Sistema Único de Assistência Social, nos últimos 10 anos. A palestra magna com o tema ‘Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’, foi ministrada pela superintendente da Assistência Social do Estado da Bahia, Maria Moraes de Carvalho.
No turno da tarde foram debatidos cinco eixos temáticos: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo; Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.
A partir desses eixos saíram propostas para a etapa Estadual, como também ocorreu a eleição dos delegados, que representarão Juazeiro nas Conferências Estadual e Nacional. Além das palestras aconteceu a Feira da Assistência Social, onde os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social expuseram os trabalhos desenvolvidos nas instituições que prestam serviços sociais no município, a exemplo dos Centro de Referência em Assistência Social, Restaurante Popular, Banco de Alimentos, Casas de Acolhimento, dentre outros serviços.