Pastoral da Mulher participa da X Conferência Municipal da Assistência Social em Juazeiro Bahia.

Compartilhar

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS e o Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS realizaram no dia 31 de agosto a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.

Representando a Pastoral da Mulher de Juazeiro a trabalhadora social Railane Delmondes, esteve presente nesse espaço de discussão, a fim de colaborar com propostas que promovam a garantia de direitos dos usuários do serviço social no munícipio.

Com o tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’, o evento teve como o objetivo promover o debate sobre o Sistema Único de Assistência Social, nos últimos 10 anos.  A palestra magna com o tema ‘Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’, foi ministrada pela superintendente da Assistência Social do Estado da Bahia, Maria Moraes de Carvalho.

No turno da tarde foram debatidos cinco eixos temáticos: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo; Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

 A partir desses eixos saíram propostas para a etapa Estadual, como também ocorreu a eleição dos delegados, que representarão Juazeiro nas Conferências Estadual e Nacional. Além das palestras aconteceu a Feira da Assistência Social, onde os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social expuseram os trabalhos desenvolvidos nas instituições que prestam serviços sociais no município, a exemplo dos Centro de Referência em Assistência Social, Restaurante Popular, Banco de Alimentos, Casas de Acolhimento, dentre outros serviços.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *