Existe um dia certo para fazer autoexame das mamas?

Compartilhar
Observar e tocar os próprios seios são dois hábitos de saúde que deveriam sempre estar na sua rotina. A consistência e a aparência das mamas indicam, entre muitos outros riscos, a presença de um tumor. E existe um dia em que é mais fácil perceber alterações. Veja qual a seguir.

Autoexame da mama: quando fazer 

De acordo com a mastologista Priscila dos Santos, do Amato Instituto de Medicina Avançada, o autoexame dos seios deve ser feito do quinto ao sétimo dia após a chegada da menstruação.
A recomendação é justificada porque esse é o período em que a mama menos sente os efeitos da progesterona, hormônio sexual que aumenta as glândulas mamárias, dando aquela sensação de inchaço, encaroçamento e até dor. A especialista explica ainda que os caroços que somem provavelmente estão relacionados a essa mudança hormonal e não representam perigo.
Definir um dia é também importante para que a mulher não esqueça de se tocar. Aquelas que já não menstruam não podem fazer o autoexame em qualquer dia do mês. Vale lembrar que o autoexame das mamas não substitui a mamografia, exame que detecta precocemente a presença de um tumor e aumenta drasticamente as chances de cura.

Como fazer o autoexame da mama 

A primeira parte do autoexame é a observação: olhe cuidadosamente as mamas com os braços abaixados e fique atenta a alterações de cor e textura, partes afundadas ou elevadas. Observe também os mamilos, eles não devem estar retraídos ou afundados, com exceção dos casos em que os mamilos sempre foram assim, nessa situação, trata-se apenas de uma questão anatômica. Em seguida, levante os braços acima da cabeça e observe se algo muda enquanto você faz isso.
Com um dos braços acima da cabeça, toque a mama do mesmo lado com os dedos da mão oposta. Faça movimentos ao redor do mamilo com as pontas dos dedos, procurando por caroços. Você também pode estender o movimento até a axila, onde também podem aparecer tumores.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/saude/existe-um-dia-certo-para-fazer-autoexame-das-mamas-veja-qual-e 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *