PASTORAL DA MULHER CELEBRA O DIA DAS MÃES COM ALEGRIA E ENTRETENIMENTO

Compartilhar

O Dia das Mães é uma data comemorativa em homenagem a todas as mães, e em alguns países, como o Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de maio. Já em Portugal, por exemplo, acontece no primeiro domingo do mês.
 
No Brasil a data foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, e alguns anos depois, o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que o Dia das Mães também faria parte do calendário oficial da Igreja Católica.
E para comemorar essa data, a Pastoral realizou no dia 06 de maio a celebração do dia das Mães no Clube dos Comerciários, proporcionando as mães e seus filhos um dia de lazer e entretenimento. O evento reuniu 65 mulheres atendidas e seus 107 filhos, os quais também marcaram presença juntamente com suas mães, como forma de demonstrar companheirismo e carinho.
 
As mulheres foram acolhidas junto aos filhos pelas trabalhadoras sociais da Pastoral conforme iam chegando ao clube e ficando livres para participarem das atividades programadas para o dia. O espaço da piscina foi liberado para lazer das mamães e seus filhos, e a segurança foi garantida, pois a Pastoral convocou dois salva-vidas em parceria com o Corpo de Bombeiros de Juazeiro BA, dessa forma, não houve registro de nenhum acidente durante todo o evento.
 
Com o intuito de promover maior interação entre as mulheres, foram realizadas várias atividades e gincanas as quais premiaram as participantes com lindos mimos. Em paralelo houve também um momento muito emocionante onde os filhos presentes prestaram homenagens às mães trazendo palavras de agradecimentos e amor.
 
A auto estima das mulheres que vieram ao evento não ficou nada baixa, a cabeleireira profissional e parceira da Pastoral, Helena Araújo com seu apoio ofereceu voluntariamente serviços de corte de cabelos às participantes. Muitas ficaram deslumbrantes após verem os resultados.
 
Pensando no bem-estar e saúde das mulheres, a Pastoral não podia deixar de realizar algo para elas movimentarem o corpo. Já ao final da tarde, houve um momento de ginástica e dança, contando com a colaboração do educador físico Regivan Gomes da cidade de Petrolina PE. Após uma hora de atividade e muita animação, as mulheres que participaram avaliaram o momento como muito bom, pois… “deu para dar um ânimo a mais. Estava um pouco sedentária”. – declarou Socorro Porcina, uma das mulheres assistidas pela Pastoral.
 
Após as mensagens e palavras de agradecimentos, o evento foi encerrado e as famílias receberam um delicioso “bolo de pote”, receita produzida pelas mulheres assistidas que frequentam semanalmente a oficina de culinária na Pastoral da Mulher. Elas ficaram radiantes ao receberem o produto e algumas já manifestavam desejo em participar do grupo de culinária, afim de aprender e aprimorar suas habilidades na cozinha.

Para a equipe da Pastoral, vale destacar que esses momentos, apesar de demandarem muito trabalho, pois tudo o que é oferecido e utilizado nas atividades, é pensado, criado e produzido pelas funcionárias manualmente e com muito carinho. Há satisfação e muita dedicação por parte de todos da equipe envolvida, o que resulta num lindo trabalho apresentado e como retorno, a felicidade da mulher e sua família desfrutando de momentos agradáveis e únicos em suas vidas.
 

 
Fonte: Equipe de Comunicação da Pastoral da Mulher de Juazeiro/BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *