PARTICIPANTES DA OFICINA DE CULINÁRIA PREPARAM FESTA DE ANIVERSÁRIO DAS MULHERES

Compartilhar
A tradicional celebração dos aniversários teve um toque especial no mês de maio. O evento aconteceu na última terça-feira dia 31 de maio, e contou com a colaboração das mulheres participantes da oficina de habilidades, grupo de culinária, com a confecção do bolo.

Os encontros da oficina ocorrem semanalmente nas tardes de terça-feira. Neste dia, as mulheres prepararam e confeitaram o bolo da celebração dos aniversários, uma vez que estão exercitando e aperfeiçoando a confeitaria .

A última celebração foi marcada por um momento reflexivo sobre o nascimento e trajetória de Padre Serra, nascido no dia 11 de maio em 1810. Tinha um olhar inteligente e profundo em relação às causas sociais de sua época, o que o fez seguir um caminho de humanização e evangelização durante sua vida. Serra foi tocado profundamente pela situação em que vivam muitas mulheres que exerciam a prostituição e eram acometidas por graves doenças e viviam abandonadas em hospitais já sem expectativas de futuro, passando a ajudá-las integralmente. Dessa forma, a semente que se plantou naquela época, hoje é uma árvore que estende seus ramos por todo o mundo. Com esse momento, as mulheres puderam desfrutar de um maior conhecimento da trajetória de Padre Serra.
Em seguida, Joice Oliveira, trabalhadora social responsável pela celebração dos aniversários na Pastoral prosseguiu com a realização de dinâmica utilizando a música “Maio” da banda Kid Abelha com reflexão sobre o seguinte trecho da música:” …É hora de se mover, Pra viver mil vezes mais…”

Através de um quadro com horas, as mulheres iam contribuindo com palavras e ações positivas oferecidas às aniversariantes presentes. Exemplo: Amor, Determinação, Criatividade… cada uma sendo expressadas pelas mulheres e ao mesmo tempo refletidas no grupo, pois, cada sentimento e ação ali apresentada teriam que ser levadas por toda a vida.

 

O delicioso bolo foi partido e servido entre todas logo após os parabéns cantado.

A comemoração dos aniversários acontecem sempre ao finalzinho de cada mês em que a Pastoral convida à todas as aniversariantes para juntos e juntas celebrar a vida.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *