Celebração de Natal da Pastoral da Mulher de Juazeiro

Compartilhar



“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:16-17)
O natal tem um grande significado para todos os cristãos. A data, que representa o nascimento de Jesus Cristo, é a prova do amor de Deus por seus filhos; época de renovação da fé e de confraternização.
Pensando nisso, a Pastoral da Mulher de Juazeiro promoveu, no dia 16 de dezembro, mais uma celebração de Natal para as mulheres acompanhadas.
Na ocasião, cerca de 30 mulheres puderam desfrutar de um momento de fé e compartilhamento de experiências através de uma dinâmica, “os presentes que a vida me Deu”, mediada pelas agentes Maria das Neves, Mônica Siqueira e Joice Oliveira, com o apoio de toda equipe. O objetivo foi fomentar uma reflexão sobre a importância de valorizarmos aquilo que o criador nos oferece cotidianamente, como o dom da vida e a possibilidade de sermos cada vez melhores, cumprindo o maior dos ensinamentos deixados pelo pai celestial: o amor ao próximo.
As mulheres também puderam brincar de “amigo secreto”, preseteando às suas companheiras com uma lembrança também ofertada pela Pastoral, um óleo perfumado (bálsamo) que simboliza um dos presentes recebidos pelo menino Jesus no dia do seu nascimento. Durante a entrega as participantes desejaram paz, saúde, felicidades e amor umas as outras.
Logo depois partilharam uma refeição que simbolizou a ceia natalina, outro tradicional ritual realizado no Natal.  Ao terminar a ceia, foram sorteados alguns presentes entre as participantes.
Por fim, aproveitando o último encontro do ano, celebrou-se os aniversariantes do mês de dezembro. As mulheres ficaram bastante agradecidas com o momento que lhes foi ofertado. 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *