Terceiro Estudo da Rede Oblata – Pastoral da Mulher de Juazeiro/BA

Compartilhar


O terceiro estudo da Rede Oblata aconteceu na manhã desta quarta-feira, 05 de abril, e teve como tema: Prostituição e exclusão Social.

A mediadora,Railane Delmondes, baseou-se em textos de Jesse Souza e Patrícia Mattos, extraídos do livro “A ralé brasileira” e um artigo de Octávio Sacramento e Manuela Ribeiro: “Mulheres marcadas: prostituição, ordem e exclusão”.
A exclusão social configura-se como um processo caracterizado pela diminuição e marginalização de um grupo de pessoas ou indivíduos em todas as instâncias da vida social. Pode ser também a privação e dificuldade de acesso aos direitos básicos, como direitos de cidadania, aos recursos economicos, aos bens sociais e a participação social. Sendo que a ruptura do laço social, conduz ao isolamento, desconfiança e rejeição, ou seja a não participação plena na sociedade.

Patrícia Mattos se propõe a mostrar a tensão vivida pelas prostitutas, como as condições materiais e sociais precárias de existência constroem subjetividades precarizadas, com baixa autoconfiança e autoestima, que irão cumprir um desafio inexorável de viver uma vida “sem saída”, sem reconhecimento social. A prostituição apresentada por Patrícia é demonstrada por um viés subjetivo relacionando com a falta de segurança afetiva, infância não vivenciada, abusos sexuais e as estruturas que levam para escolha pré-escolhida.

Para ilustrar a temática, Railane utilizou o longa-metragem brasileiro “Baixio das Bestas”, filme produzido em 2006, dirigido por Cláudio Assis, que retrata cenários de violência no contexto de prostituição; abuso e exploração sexual de menores; situações de vulnerabilidade e pobreza e a omissão do Estado frente às questões sociais.

Foi um momento de reflexão e aprendizado bastante rico, considerado por todos como um espaço extremamente valoroso para o processo de formação continuada da equipe.




Fonte: Pastoral da Mulher.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *