V Estudo preparatório da equipe para Encontro da Rede Oblata

Compartilhar

A equipe da pastoral da mulher de Juazeiro se reuniu na manhã da última segunda feira, 17/07/2017, para mais um estudo preparatório para o encontro da Rede Oblata. O tema da discussão desta vez foi: “Prostituição e direitos” e foi conduzido pela Assistente Social Anna Lícia Brito.

Falar sobre direitos na atual conjuntura é um grande desafio, uma vez que a reforma trabalhista sancionada pelo Presidente Michel Temer representa uma perca significativa para trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, beneficiando diretamente o empresariado e favorecendo ainda mais o sistema capitalista.

Sobre os direitos da mulher que exerce a prostituição o desafio é ainda maior, logo que não há nenhuma lei que regulamente a profissão e o direito, bem como as políticas públicas continuam omissas a esse público.

Durante a manhã a equipe discutiu sobre o projeto de lei Gabriela Leite, do deputado Jean Wyllys, em tramite na câmara de deputados com poucas chances de aprovação diante do conservadorismo que assola o legislativo brasileiro; também foi feita uma breve análise sobre a realidade de outros países que regulamentaram o trabalho dos profissionais do sexo.

Os estudos são momentos enriquecedores para toda equipe, tendo em vista que propiciam importantes debates sobre a realidade da prostituição. 

Fonte: Pastoral da Mulher de Juazeiro/BA.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *