No último dia 22 de março, as Cirandas Parceiras estiveram reunidas na sede da Pastoral para discutir o tema: Analise de Conjuntura: os desafios das políticas sociais no cenário atual, face aos retrocessos que estamos vivendo e a repercussão que vem ocorrendo principalmente nas camadas mais pobres, público alvo da nossa ação.
Para facilitar a roda de conversa convidamos Andréa Alice, Assistente Social, coordenadora e professora do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e Roberto Malvezzi (Gogó), articulador, músico e escritor de artigos críticos sobre as questões de interesse do semiárido, que trabalha nas bases com movimentos sociais populares.
Para Carla Theophilo, Assistente Social da Secretaria de Educação, o encontro foi: “um momento ímpar de aprendizagem e troca. Análise conjuntural hoje é de suma importância para compreendermos o rebatimento nas políticas sociais e na ausência do Estado em realizar o seu papel. No momento em que atribui a população uma responsabilidade sua. Compreender o quanto irá impactar no dia a dia do usuário, uma política de congelamento de recursos e uma precarização dos serviços. Momentos como esses nos ajudam a problematizar a situação e tentarmos juntos encontrarmos uma “luz no fim do túnel””
André Alice também destacou a importância do momento: “a atividade do dia 22/03 na Pastoral da Mulher foi de extrema importância para fomentar e intensificar o debate sobre efetivação das políticas públicas na atualidade. A participação dos profissionais e pessoas organizadas em movimentos sociais trouxe reflexões sobre as formas de enfrentamento aos impactos da desigualdade social na região do vale do São Francisco. A rede através dessa atividade possibilitou, ainda, o diálogo entre os profissionais da região sobre a conjuntura atual e perspectivas futuras. Enfim, só tenho a agradecer novamente a oportunidade e ressaltar a importância de espaços como esses para nossa região”
Organizada e promovida, desde abril de 2015, pela Pastoral da Mulher de Juazeiro, as “Cirandas Parceiras” é uma iniciativa que tem por objetivo principal reunir e articular profissionais, bem como, instituições públicas e privadas para estabelecer e fortalecer parcerias, na busca do desenvolvimento de ações conjuntas em prol da qualidade de vida do público atendido por cada instituição. É uma linha de ação do Instituto das Irmãs Oblatas, executados nas Unidades de Juazeiro, através da Pastoral da Mulher e na Unidade de Salvador, pelo Projeto Força Feminina.
Fonte: Pastoral da Mulher