Encontro das Cirandas Parceiras

Compartilhar



No último dia 22 de março, as Cirandas Parceiras estiveram reunidas na sede da Pastoral para discutir o tema: Analise de Conjuntura: os desafios das políticas sociais no cenário atual, face aos retrocessos que estamos vivendo e a repercussão que vem ocorrendo principalmente nas camadas mais pobres, público alvo da nossa ação.

 Para facilitar a roda de conversa convidamos Andréa Alice, Assistente Social, coordenadora e professora do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e Roberto Malvezzi (Gogó), articulador, músico e escritor de artigos críticos sobre as questões de interesse do semiárido, que trabalha nas bases com movimentos sociais populares.

 Para Carla Theophilo, Assistente Social da Secretaria de Educação, o encontro foi: “um momento ímpar de aprendizagem e troca. Análise conjuntural hoje é de suma importância para compreendermos o rebatimento nas políticas sociais e na ausência do Estado em realizar o seu papel. No momento em que atribui a população uma responsabilidade sua. Compreender o quanto irá impactar no dia a dia do usuário, uma política de congelamento de recursos e uma precarização dos serviços. Momentos como esses nos ajudam a problematizar a situação e tentarmos juntos encontrarmos uma “luz no fim do túnel””

 André Alice também destacou a importância do momento: “a atividade do dia 22/03 na Pastoral da Mulher foi de extrema importância para fomentar e intensificar o debate sobre efetivação das políticas públicas na atualidade. A participação dos profissionais e pessoas organizadas em movimentos sociais trouxe reflexões sobre as formas de enfrentamento aos impactos da desigualdade social na região do vale do São Francisco. A rede através dessa atividade possibilitou, ainda, o diálogo entre os profissionais da região sobre a conjuntura atual e perspectivas futuras. Enfim, só tenho a agradecer novamente a oportunidade e ressaltar a importância de espaços como esses para nossa região”

 Organizada e promovida, desde abril de 2015, pela Pastoral da Mulher de Juazeiro, as “Cirandas Parceiras” é uma iniciativa que tem por objetivo principal reunir e articular profissionais, bem como, instituições públicas e privadas para estabelecer e fortalecer parcerias, na busca do desenvolvimento de ações conjuntas em prol da qualidade de vida do público atendido por cada instituição. É uma linha de ação do Instituto das Irmãs Oblatas, executados nas Unidades de Juazeiro, através da Pastoral da Mulher e na Unidade de Salvador, pelo Projeto Força Feminina.




Fonte: Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *