Pastoral da Mulher Realiza Estudo das Áreas Abordadas

Compartilhar

A Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro BA que realiza um trabalho social com mulheres que exercem a prostituição, apresenta como uma das atividades de seu planejamento 2018 uma série de estudos sobre as áreas abordadas. A proposta é reunir toda a equipe de atendimento para analisar e discutir os aspectos gerais e peculiares que envolvem o trabalho realizado em cada espaço onde as mulheres se encontram.  Atualmente a instituição visita semanalmente 5 áreas em que ocorre a prostituição na cidade, o que corresponde à 25 espaços que abrangem bares, posto de combustível e 1 boate.

Os encontros são bimestrais e tem como objetivo principal socializar a dinâmica da área e dos ambientes nelas inseridos, analisando e aperfeiçoando estratégias de trabalho e ações de atendimento às mulheres. 


    As educadoras Maria das Neves e Mônica Siqueira conduziram na última quarta-feira 04 de abril, o 1°. estudo programado onde elas apresentaram dados importantes sobre a área em que atuam. Os aspectos estudados foram: Número de mulheres abordadas, características de cada local, principais queixas das mulheres, etc. A dupla concluiu sua apresentação com a sistematização dos avanços e resultados obtidos no período entre janeiro e março deste ano, trazendo como destaque a boa relação entre instituição e as mulheres e cronograma de atividades favoráveis com a dinâmica da área.

    O momento de estudo foi finalizado com a conclusão da análise dos dados apresentados, assim como a leitura de dois relatórios referentes à área. A equipe de atendimento também pontuou alguns encaminhamentos visando ampliar o contato com o público, favorecendo a qualidade de vida, repasse de orientações e protagonismo das mulheres em seu cotidiano.


    Conteúdos do blog

    As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
    Compartilhar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *