I Módulo do curso de Intervenção Social na Prostituição Feminina

Compartilhar
 
No dia 14/04, realizamos na sede da Pastoral o I módulo do Curso de Intervenção Social na Prostituição Feminina.
O curso tem como objetivo ampliar o olhar da sociedade acerca da temática da prostituição, dando visibilidade às mulheres, na perspectiva de romper com preconceitos e possibilitar o acesso destas aos direitos de cidadania.

No primeiro módulo foi abordado o imaginário social em relação a prostituição, com a finalidade de analisar as representações sociais que as pessoas têm das prostitutas e da prostituição e a percepção de preconceito e estigmatização, entendendo como essas mulheres estão situadas no cenário social, e discutindo formas de construção e de reprodução de ideias, valores e imagens na sociedade.

“A prostituição é percebida como um fenômeno complexo e multifacetado, pois envolve diversos aspectos que o definem: econômico, moral, cultural, social e psicológico. Apesar de serem mais frequentes as respostas de cunho social (motivos que levam a mulher se prostituir), ainda há no imaginário coletivo pensamentos negativos em torno desse fenômeno”, destaca Ana Paula Santos, Educadora Social da Pastoral e facilitadora desse primeiro módulo.

Mais de 25 pessoas estão inscritas no curso, entre estudantes e profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, Teologia, etc.

O curso terá mais três módulos a serem realizados entre os meses de abril e maio e será assessorado pela equipe da Pastoral da Mulher.

Fonte: Pastoral da Mulher


Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *