ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE ABORDA O TEMA: FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Compartilhar
No dia 24 de abril, a Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA, esteve realizando mais um encontro de espiritualidade com o seu público.
O assunto abordado neste mês foi: “Fraternidade e superação da violência”, tema da campanha da Fraternidade, tendo como lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

Dessa forma, foram vistos determinados exemplos de violências que se encontram bastante presentes em suas realidades.
Este foi mais um espaço que oportunizou às mulheres relataram situações de opressões que ainda enfrentam em seus cotidianos.
Ao mesmo tempo, foram oferecidas informações básicas acerca dos seus direitos para a superação de tais violações.
Dentre as diferentes expressões de violências presentes na realidade, o grupo destacou: violência racial, intolerância religiosa, violência contra crianças e pessoas idosas e violência institucional.
Mais uma vez, ficou visto que os encontros mensais de espiritualidade realizados pela Pastoral têm sido um dos espaços onde as mulheres buscam o fortalecimento da fé, partilhando suas vivências e experiências com o sagrado.
Foi construído ainda em conjunto possíveis ações e/ou atitudes para o enfrentamento às violências, onde as mulheres destacaram as seguintes palavras:
Deus; tolerância; paciência; fé; falar menos, agir mais; ter sabedoria; saber conversar; bondade; perdoar; ter conhecimento.
O encontro foi encerrado com uma oração, sendo apresentada toda “família Oblata” que vivencia um momento de luto pelo falecimento da Ir. Socorro Urra, Irmã Oblata que morou em Juazeiro e vivenciou a sua missão, com dedicação, ternura e amor às mulheres em contexto de prostituição.
 Fonte: Pastoral da Mulher

 

 

 

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *