Oficina de Interculturalidade e Comunicação Organizacional – Rede Oblata Brasil.

Compartilhar

A Rede Oblata Brasil, com o sentido de humanização e inovação, seguindo os passos dos Fundadores das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, Pe. Serra e Madre Antonia, têm buscado novos olhares e cada vez mais conhecimento para somar à missão, sempre se aprofundando nas temáticas que envolvem a realidade de seu público atendido, as mulheres que exercem a prostituição e que se encontram em contextos de vulnerabilidade social.

Inspirada também pelas atuais transformações e avanços da Igreja na área da comunicação, e animada pela perspectiva de processos colaborativos, realizou a Oficina de Comunicação Organizacional com o objetivo de revisitar o sentido e desafios da missão na atualidade, a fim de visualizar o caminho e suas potencialidades, cocriando a partir de diálogos conceituais sobre a comunicação, cultura e o cotidiano da Rede.
 
Neste sentido, ressaltamos a mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia das Comunicações Sociais:
“A todos quero exortar a uma comunicação construtiva, que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade. ”
 
Foram dois dias de interação e reflexões, trazendo uma metodologia diversificada, com aulas expositivas, jogos teatrais e a aplicação do Design Thinking, uma abordagem que veio para revolucionar e abrir mentes para encontrar soluções inovadoras, conscientes e criativas. Sua utilização se baseia nas necessidades reais dos públicos envolvidos e não possui fórmulas prontas. O processo essencial se pauta na empatia e colaboração. Por isso, geralmente se dá com equipes multidisciplinares.
 
Estiveram presentes representantes da Animação Provincial Oblata e das Unidades locais (irmãs Oblatas e leigas/o), bem como as referências de comunicação.
 Durante os dias 24 e 25 de maio, a Comunicóloga Fernanda Soares e a Socióloga Mara Greide, apresentaram e conectaram conceitos e práticas voltadas para o contexto da missão Oblata, especificando os temas “Interculturalidade e Comunicação Organizacional”.
 
Neste mergulho à essência e possibilidades institucionais, ficou evidenciada a importância da comunicação como um processo organizacional, e não apenas operacional; além da necessidade de entendimento do seu papel para gerar valor, ressignificar, sensibilizar e evangelizar.
 
A conexão entre teoria e prática vem para facilitar fluxos, gerar novas ideias e engajar ainda mais a equipe no processo de comunicação da Rede Oblata.
 


Fonte: Rede Oblata

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *