PASTORAL REALIZA AÇÕES MENSAIS DE SAÚDE DA MULHER

Compartilhar
Resultado de imagem para SAÚDE DA MULHER

Alimentação balanceada, atividades físicas regulares e exames de rotina são quase sempre a combinação ideal para uma vida saudável e equilibrada. As mulheres, sobretudo, possuem uma preocupação permanente com a saúde a partir da adolescência.

 

Exames periódicos são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças que atingem cada gênero e diferentes faixas etárias. No caso do sexo feminino, muitos desses exames começam logo após a primeira menstruação ou a iniciação sexual. 


Uma das maiores preocupações é o câncer do colo de útero, por isso a importância do cuidado periódico. Procedimentos como Papanicolau e exame pélvico devem ser realizados anualmente para analisar o colo uterino, assim como os órgãos genitais internos e externos. Outro exame importante é a mamografia a partir dos 40 anos, que previne também o câncer de mama.

Preocupada com a saúde da Mulher, a Unidade Oblata de Juazeiro/BA, desde março de 2018 vem realizando um plantão de saúde em sua sede, através de parcerias com o colegiado de enfermagem da Univasf, sob a coordenação da Professora Sheila Sued e a Unidade Básica de Saúde do Alagadiço, além da colaboração de médico e enfermeira voluntários. São realizados exames Papanicolau, mais conhecido como “preventivo”, e consultas médicas com o clínico geral; além de testagem rápida para detectar sífilis, hepatites e HIV/AIDS.

A atividade tem o objetivo de orientar as mulheres sobre cuidados com a saúde íntima, higiene pessoal, planejamento familiar, entre outros; e informar acerca das infecções sexualmente transmissíveis e outras enfermidades, buscando a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o auxílio e inventivo ao tratamento diante de diagnósticos. 


 
Fonte: Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *