Carnaval 2019: Campanha ‘Não é Não’ vai distribuir 100 mil tatuagens durante os festejos no Rio de Janeiro

Compartilhar

Durante do carnaval do Rio deste ano de 2019, serão distribuídas 100 mil tatuagens com a frase “Não é Não”, que tem o objetivo de alertar e fazer um grupo de apoio contra o assédio. Em 2018, foram distribuídas 25 mil tatuagens que fazem parte da campanha. 
“Iremos distribuir gratuitamente as tatuagens durante o carnaval nos blocos de rua, nas praças. A nossa intenção, primeiro, é fazer uma rede de mulheres que se apoiem e se sintam seguras entre si. Se uma mulher está no bloco e vê que a outra está usando a tatuagem, ela sente que ali tem uma parceira”, explicou Nandi Barbosa, uma das criadoras da campanha. A campanha também tem o objetivo de conscientizar a população.
“Queremos também conscientizar os homens e a população em geral de que é importante respeitar a nossa posição”, completou Nandi. 

Para Bárbara Menchise, que também é uma das criadoras da campanha “Não é Não”, o fato de terem mulheres em um bloco, muitas vezes com pouca roupa, não quer dizer que isso seja “um convite para o assédio”.
“O assédio vem de uma forma moral, verbal, não somente física. Estamos num momento que nos encontramos muito vulneráveis nos espaços públicos, muitas vezes usando pouca roupa, então, acaba passando pela mentalidade machista de que isso é um convite. O nosso corpo não é um convite para ser assediado. Estamos nos espaços usando no mesmo direito que todas as pessoas têm de estarem em paz, sem ser agredidas”, destacou Bárbara.

Fonte: 

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2019/noticia/2019/01/23/campanha-nao-e-nao-ira-distribuir-100-mil-tatuagens-durante-o-carnaval-do-rio.ghtml


Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *