MULHERES CELEBRAM OS 41 ANOS DA PASTORAL DA MULHER E PARTILHAM SOBRE SUAS VIVÊNCIAS

Compartilhar

O encontro, a união e o compromisso de pessoas possibilitou a criação da Pastoral da Mulher, instituição que atua no atendimento e acompanhamento das mulheres que exercem a prostituição e estão em vulnerabilidade social. O trabalho começou na década de 80, quando as irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, foram convidadas pelo o saudoso Bispo da Diocese, Dom José Rodrigues de Souza, para assumir o trabalho desenvolvido com mulheres na Escola Senhor do Bonfim, fundada em 1978, com o nome inicial de Escola São José.

A Pastoral oferece atendimento especializado às mulheres, contando com atividades ligadas  a saúde, beleza, rodas de conversa sobre diversos temas do universo feminino, entre outras, e conta com uma equipe multidisciplinar, apoiando e orientando o público nas diversas demandas e situações cotidianas. 

 
 

No 10 de agosto, a Pastoral completou 41 anos de fundação e trabalho comprometido com a causa da mulher inserida nos vários contextos da prostituição em Juazeiro. Assim, na última sexta-feira dia 09 aconteceu a celebração do aniversário da Pastoral na própria sede, registrando a presença das mulheres que chegavam radiantes para festejar essa data importante tanto para  a história da instituição, como na vida das atendidas.

Um quadro de mensagens foi disponibilizado na entrada da casa, onde as mulheres puderam expressar seu carinho pela instituição de forma escrita. Durante o momento da acolhida, as mulheres interagiam e relembravam momentos vivenciados na Pastoral. 
Vale destacar que “esses momentos de celebrações que acontecem aqui, são também momentos de encontro entre as mulheres. Muitas não se viam há um bom tempo e ao se reencontrarem sentem uma grande emoção…”, afirmou a coordenadora Fernanda Lins.
Emoção que também foi expressada nas falas das mulheres durante o momento de partilha que aconteceu após a abertura da celebração onde perguntamos: Como cheguei na Pastoral?
“…Aí minha mãe me disse: vamos, venha conhecer uma segunda família.”, falou L. L
“Eu cheguei um pouco tímida, mas tô aqui até hoje!…” N.F.S.
“Eu cheguei aqui, era uma menina… me emocionei ao ver minha foto com meu filho na apresentação de hoje.” expressou A. F. S.
 
Após as partilhas das mulheres, realizamos um momento de espiritualidade, onde fizemos algumas preces de agradecimento, além de rezarmos a oração do Pai Nosso, pedindo a Deus que a instituição continue sendo referência no atendimento às mulheres.
A celebração seguiu com muita animação, com  a partilha de um lanche e a distribuição de  lembrança a cada mulher presente.
E assim a Pastoral da Mulher segue seu trabalho, numa perspectiva libertadora, fundamentando-se no respeito à diversidade racial, cultural, sexual e na singularidade das histórias de vida, e cumprindo a sua missão de defender os direitos das mulheres e conceber através de suas ações que elas possam ser protagonistas da sua história.

 

Fonte: Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *