“A acolhida nos aproxima das mulheres e fortalece nossos laços.”

Compartilhar

Um dos aspectos que desafia o trabalho pastoral é a realização de um acompanhamento personalizado que possibilite a abertura de caminhos para a mudança e crescimento pessoal. A equipe está sempre buscando aumentar a capacidade de compreensão dos gritos que as mulheres trazem.

A COVID-19 tem mantido as pessoas isoladas e passados praticamente quatro meses de distanciamento social, a cada dia todos estão reinventando as maneiras de viver, estudar, trabalhar, interagir. O início dessa época exigiu dos agentes bastante planejamento, constante troca de ideias e muitas reuniões para sincronizar os novos passos.

Buscando formas seguras de atuação em meio à pandemia e prezando pela prevenção da saúde de todos, a sede da Pastoral da Mulher ainda encontra-se fechada para atendimentos presenciais e as visitas de abordagem social permanecem suspensas.

Em meio a tantas incertezas, a equipe continua acreditando na missão e persiste na ação pastoral junto às mulheres reforçando a acolhida através do atendimento virtual e dando os encaminhamentos necessários conforme demandas.

A ‘acolhida virtual‘ foi a estratégia encontrada para que não se perdesse o contato e o vínculo com as mulheres durante o período de restrições da pandemia (isolamento e distanciamento social). Manter o contato, mesmo que com essas novas estratégias propiciadas pela tecnologia, é fundamental nesse momento, onde pode-se observar o crescimento das vulnerabilidades tanto no campo social, quando emocional.

O atendimento virtual possibilita a realização de orientações diversas, a continuidade do acompanhamento e permite a execução de encaminhamentos a algumas demandas específicas das assistidas, sem exposição aos riscos de contágio a COVID-19.
As mulheres tiveram boa receptividade ao novo modelo de acolhimento e demonstram gratidão. Há uma boa interação.

“A acolhida é uma forma eficaz de transmitir o amor, e um gesto acolhedor representa muito mais do que palavras.”

Imagem: Fundo vetor criado por freepik – br.freepik.com

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *