Abuso e Exploração Sexual será tema de diálogo nas Cirandas Parceiras

Compartilhar

O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Cabrera Sanches. Anualmente, entidades governamentais, não governamentais e representantes da sociedade civil remoram e usam o mês de maio para promover reflexões e debates em torno do tema, além de buscarem a implementação e formulação de políticas públicas.

Para marcar as ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o grupo Cirandas Parceiras, realizará no dia 20 de maio, um encontro pela plataforma Google Meet, com o objetivo de dialogar sobre a temática e a atuação da rede de atendimento em Juazeiro, na perspectiva de traçar estratégias para o combate a essa violência.

O encontro contará com a mediação de Simone Alves e Bianca Souto, da ACARI, ONG dedicada à promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, especialmente das crianças, jovens e mulheres, que tem como uma de suas linhas de ação, o enfrentamento à violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes. E Anna Cristina, Assistente Social do CREAS de Juazeiro, serviço de atendimento especializado a situações de violações de direito.

A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser realizada de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. A Rede de proteção social também poder ser acionada através dos serviços socioassistenciais, de saúde e jurídicos.

Uma cartilha sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes foi atualizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A publicação tem como objetivo fortalecer e subsidiar com informações os profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes. Confira, no link abaixo.

Campanha conscientiza população sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *