“A indústria do sexo e o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual”

Compartilhar

Ir. Eurides Alves (ICM) vem somar forças ao curso “Prostituição: mudanças, autoimagens, confrontações e violências”. Ela é socióloga e mestre em Ciências da Religião. Membro da Rede Um Grito pela Vida e da Comissão Especial Pastoral de Enfrentamento ao Tráfico da CNBB. Articuladora do GT de Formação das CEBs do Brasil. Religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

No dia 19 de outubro, Ir. Eurides facilita o 3º módulo “A indústria do sexo e o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual”.

O curso busca possibilitar um processo de sensibilização social a respeito da prostituição e suas interfaces, especialmente entre profissionais, pesquisadores e estudantes, convidando a sociedade a conhecer melhor essa temática, bem como entender como a Rede atua junto às mulheres assistidas.

Falar em prostituição é também revelar a invisibilidade social e o estigma que naturaliza as violações de direitos humanos das mulheres. Com uma reflexão abrangente sobre o universo prostitucional, a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, interpelada pela realidade, constata que é momento de transitar as encruzilhadas, como espaço de diálogo e integração com o diferente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e com equidade de gênero.

Vagas limitadas!

INSREVA-SE AQUI!

PROGRAMAÇÃO:

21/09/2021 – 19h30 – 1º módulo: Prostituição, conjuntura e imaginários sociais
05/10/2021 – 18h30 – 2º módulo: Prostituição e feminismos
19/10/2021- 19h30 – 3º módulo: A indústria do sexo e o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual
09/11/2021 – 19h30 – 4º módulo: Prostituição e saúde mental
23/11/2021 – 19h30 – 5º módulo: Prostituição e violência contra as mulheres

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *