6 anos da Ronda Maria da Penha em Juazeiro

Compartilhar

Ronda Maria da Penha – RMP, primeira unidade do norte da Bahia voltada para a filosofia do policiamento comunitário completou 6 anos no último dia 19. A instituição que é parceira da Pastoral da Mulher realizou no Juá Garden Shopping um evento, contando com a presença de mulheres assistidas pela operação; comando de policiais que fazem parte da Ronda e da Polícia Militar; membros do Conselho Municipal de Defesa de Direitos das Mulheres – CMDDM; representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES; trabalhadores do judiciário; entre outros componentes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do município. Na oportunidade, houve uma exposição fotográfica com ações do departamento, uma oficina temática, e uma apresentação da banda de Música da Polícia Militar.

A comemoração trouxe a reflexão e a importância da operação para todas as famílias beneficiadas e a população em geral, visto que, o serviço prima pela prevenção e garantia dos Direitos Humanos das Mulheres, além da repressão de atos de violações da dignidade, o enfrentamento à violência doméstica e familiar, a garantia do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, a repressão ao descumprimento de ordem judicial e o encaminhamento das mulheres à Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica no âmbito municipal ou estadual.

A Comandante Tenente Tatiane Carvalho em sua fala, destacou que em 6 anos de atuação da RMP na cidade de Juazeiro – BA não houve casos de feminicídio entre as mulheres acompanhadas pela operação. Apontou a eficácia do serviço especializado, do acompanhamento e do trabalho em rede, ressaltando a importância da denúncia como mecanismo de acesso a medidas de proteção.

A psicóloga da Pastoral, Fernanda Nunes, esteve presente e enfatizou a satisfação de ter feito parte da comemoração: “Fiquei muito feliz de vivenciar esse momento junto a todos esses atores da rede e poder enxergar tantos avanços para o público feminino diante do contexto de violência que ainda nos assola. Parabéns à Ronda Maria da Penha! que é um instrumento forte de combate à violência contra a mulher no estado da Bahia e referência para todo o país”.

Veja mais em https://instagram.com/rondamariadapenhajuazeiro?utm_medium=copy_link

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *