Considerada uma das atividades centrais da Pastoral, a abordagem social permite a aproximação com as mulheres nos bares, boates, ruas e hotéis, possibilitando a compreensão de suas dinâmicas de vida. Na ocasião também é apresentado o trabalho da instituição, buscando estabelecer um vínculo seguro com
as assistidas.
Com o objetivo de contribuir para a prevenção da incidência e reincidência de violações de direitos, possibilitando condições de acesso à rede de políticas sociais, em 2022 foram realizadas 525 visitas à 37 espaços de prostituição, gerando 1.295 atendimentos.
Para que o objetivo fosse alcançado, a equipe multidisciplinar intensificou a aproximação aos espaços, oferecendo informações diversas, bem como orientações específicas quando demandadas por elas.
Outra estratégia de vinculação, refere-se ao “Dia da Saúde”, com a oferta de serviços como testagem rápida, orientação de saúde e sensibilização quanto à a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, evento realizado em uma das áreas de abordagem, em parceria com alunos do curso de medicina da Faculdade Estácio de Juazeiro.
Através do contato com as mulheres é possível encaminhá-las para serviços de saúde, educação e
assistência social, contribuindo para o acesso das mesmas a estes equipamentos públicos.
Durante as incursões também é possível perceber que o meio mais orgânico de se estabelecer vínculo das
mulheres com a Pastoral é através de outras assistidas que já estão vinculadas.
A história, a reputação e a relação da Pastoral com as mulheres acompanhadas garante que através delas
seja possível aproximar-se de outras pessoas e apresentar o trabalho, mostrando como se caminha lado a lado com aquelas que dão sentido à missão.
Fonte: Pastoral da Mulher