A Importância da Abordagem Social

Compartilhar

Considerada uma das atividades centrais da Pastoral, a abordagem social permite a aproximação com as mulheres nos bares, boates, ruas e hotéis, possibilitando a compreensão de suas dinâmicas de vida. Na ocasião também é apresentado o trabalho da instituição, buscando estabelecer um vínculo seguro com
as assistidas.

Com o objetivo de contribuir para a prevenção da incidência e reincidência de violações de direitos, possibilitando condições de acesso à rede de políticas sociais, em 2022 foram realizadas 525 visitas à 37 espaços de prostituição, gerando 1.295 atendimentos.

Para que o objetivo fosse alcançado, a equipe multidisciplinar intensificou a aproximação aos espaços, oferecendo informações diversas, bem como orientações específicas quando demandadas por elas.

Outra estratégia de vinculação, refere-se ao “Dia da Saúde”, com a oferta de serviços como testagem rápida, orientação de saúde e sensibilização quanto à a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, evento realizado em uma das áreas de abordagem, em parceria com alunos do curso de medicina da Faculdade Estácio de Juazeiro.


Através do contato com as mulheres é possível encaminhá-las para serviços de saúde, educação e
assistência social, contribuindo para o acesso das mesmas a estes equipamentos públicos.

Durante as incursões também é possível perceber que o meio mais orgânico de se estabelecer vínculo das
mulheres com a Pastoral é através de outras assistidas que já estão vinculadas.

A história, a reputação e a relação da Pastoral com as mulheres acompanhadas garante que através delas
seja possível aproximar-se de outras pessoas e apresentar o trabalho, mostrando como se caminha lado a lado com aquelas que dão sentido à missão.

Fonte: Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *