PASTORAIS SOCIAIS E PLANEJAMENTO PARA ATUAÇÃO EM 2023

Compartilhar

Representantes das Pastorais Sociais da Diocese de Juazeiro estiveram reunidos/as, na manhã da última terça-feira (8), para discutir a atuação conjunta dos grupos neste ano de 2023. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Carnaíba do Sertão, e contou com a presença do bispo diocesano Dom Beto Breis.

O início do encontro foi marcado por uma análise da realidade social. Os/as participantes partilharam os desafios vivenciados, a partir do campo de atuação de cada Pastoral. Dentre as problemáticas citadas, estão os impactos dos grandes empreendimentos, à exemplo da mineração e as consequências socioambientais para as populações atingidas; o extermínio da juventude negra e periférica; as condições das mulheres em situação de prostituição; os desafios da saúde pública, que vão desde ao atendimento à queda na cobertura vacinal; e o acesso à educação de qualidade.

Diante desse contexto, dos gritos que soam da realidade, os/as representantes das Pastorais Sociais destacaram que além de desenvolverem sua ação evangelizadora em seus campos, há uma necessidade de ações e posicionamentos conjuntos de todas as Pastorais e de toda a Igreja nesse momento de tanto sofrimento do povo. Na ocasião, também foram definidos encaminhamentos para a Campanha da Fraternidade, Festa da Vida e Grito dos/as Excluídos.

Texto e Foto: Pastorais Sociais da Diocese de Juazeiro

Fonte: @diocesejuazeiro

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *