7ª Festa da Vida

Compartilhar

Organizada desde 2017 pela Diocese de Juazeiro – BA , a Festa da Vida é um evento tradicional do calendário diocesano. Possui o objetivo dar visibilidade as ações solidárias desenvolvidas através das Pastorais Sociais e de outros organismos da Diocese além de sensibilizar os membros das comunidades, bem como a sociedade em geral para se engajarem em defesa da vida e da dignidade humana.


Com muita alegria, confraternização e entretenimento, a Festa da Vida também é informação. Pensando nisso, a Pastoral da Mulher, instituição que há 45 anos desenvolve um trabalho social com mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidades sociais na cidade de Juazeiro, decidiu levar para o evento uma Campanha de combate a violência contra a mulher.


Em parceria com a Ronda Maria da Penha Juazeiro, foi divulgado informações sobre a violência através de panfletos e aplicação da oficina Jogo do Espelho. O jogo educativo ensina as mulheres à reconhecer os vários tipos de violência de gênero e conhecer as atribuições das instituições da rede de atenção.


“Sensibilizadas pelos altos índices de violência a nível nacional e também local, decidimos levar esse tema para alertar as mulheres sobre os tipos de violência e sobre os equipamentos que podem acessar”, destacou Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher.


De acordo com o estudo do ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA 2023, PRODUZIDO PELO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA, mais de 50 mil brasileiras sofrem algum tipo de agressão por dia, isso corresponde a “um estádio de futebol lotado”.

“Sob diversas formas e intensidades, a violência doméstica e familiar contra as mulheres é recorrente e presente no mundo todo, motivando crimes hediondos e graves violações de direitos humanos. Não podemos nos calar, nos queremos vivas!”, encerra Fernanda.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *