PASTORAL DA MULHER PRESTA ASSESSORIA DE FORMAÇÃO PARA VOLUNTARIOS/AS DO PROJETO FLORESCER DE PETROLINA – PE

Compartilhar
No último sábado, 09/02 a Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA, esteve mediando um encontro de formação com o grupo de voluntários/as do Projeto Florescer, que realiza um trabalho de atendimento às mulheres em contexto de prostituição na cidade de Petrolina/PE.

O encontro foi realizado na sede da Pastoral, em Juazeiro, sob a condução das educadoras sociais Ana Paula Santos e Railane Delmondes, sendo abordada a temática: “Estratégias de Aproximação junto ao contexto de Prostituição”.
Ao se tratar sobre os aspectos fundamentais para a aproximação junto às mulheres e o contexto de prostituição, destacaram-se:
      Conhecer a realidade;
      Ter um olhar sensível ao contexto e não de julgamento;
      Ter abertura para reconhecer e (re)significar os preconceitos;
      Constante análise sobre a prática;
      Redirecionar sempre que preciso a metodologia.
Outro assunto que também foi dialogando no decorrer do encontro foi referente ao uso de drogas, tendo como ponto de partida o seguinte questionamento: “Prostituição e uso de drogas: por que existe tanta relação? ”
Sobre esse aspecto, Ana Paula destacou que o consumo de drogas pode comprometer táticas de prevenção, dificultando até a negociação do uso de preservativos, principalmente quando a vida da profissional do sexo envolve outras complexas questões que, atuando sinergicamente, potencializam ainda mais seu grau de vulnerabilidade.


O grupo avaliou positivamente o encontro, valorizando o apoio e parceria da Pastoral da Mulher.  

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *