II módulo do curso de Intervenção social na Prostituição

Compartilhar
O segundo Módulo do curso de Intervenção social na Prostituição, promovido pela Pastoral da Mulher de Juazeiro, aconteceu na manhã do ultimo sábado, dia 28/04/2018, com facilitação de Fernanda Lins, Coordenadora da instituição.
 

 O tema abordado na oportunidade foi: Prostituição e questão social. Sendo a questão social entendida como uma expressão da desigualdade social fruto do sistema capitalista.


 
A metodologia utilizada para instigar a discussão partiu de uma dinâmica onde foi recriado um cenário de bar de prostituição, possibilitando que os participantes vivenciassem um pouco sobre o ambiente onde estão inseridas as mulheres que exercem a atividade, o que gerou uma riqueza de sentimentos, percepções e reflexões sobre o tema.

 Fernanda Lins ainda utilizou PowerPoint para expor a visão de estudiosos, pesquisadores e mulheres militantes a cerca da prostituição como opção ou “imposição social” reflexo do sistema patriarcal e da desigualdade social e de gênero.  Por fim, o grupo pôde assistir um documentário produzido pelo Projeto Oblata de Belo Horizonte: “O que a gente fez da vida e o que a vida fez da gente”.

o curso foi uma excelente iniciativa da Pastoral, os temas abordados tem sido relevantes para minha vida profissional”, destacou uma participante do curso. 

O curso tem como objetivo ampliar o olhar da sociedade acerca da temática da prostituição, dando visibilidade às mulheres, na perspectiva de romper com preconceitos e possibilitar o acesso destas aos direitos de cidadania.
 


Fonte: Pastoral da Mulher.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *