Palestra sobre Abortamento legal no grupo Cirandas Parceiras

Compartilhar
Na manhã da última quinta-feira, 29/06/2017, o grupo Cirandas Parceiras promoveu uma palestra sobre “Abortamento legal” com a participação da Assistente Social Renata Cavalcante. A temática estava prevista no planejamento anual do grupo.


A profissional convidada fez uma abordagem sobre os tipos de abortos permitidos por lei no Brasil, com maior ênfase para os casos de violência sexual contra a mulher.

Atualmente no Brasil existem 63 hospitais cadastrados para a prática de abortamento legal, no entanto apenas 37 estão realizando o procedimento. A precariedade dos serviços e, muitas vezes, a falta de capacitação das equipes acabam não proporcionando um atendimento qualificado à mulher, que por vezes opta por não garantir o seu direito previsto em Lei, ou simplesmente não tem como acessa-lo.

A discussão se faz importante para todos os profissionais que compõe a rede sociassistencial, pois permite a ampliação de conhecimentos e a desmitificação de estigmas socialmente enraizados na sociedade; possibilitando a garantia de atendimento humanizado às mulheres, desde o acolhimento até a prestação de serviços, seja de orientações e/ou encaminhamentos aos órgãos competentes, ou de atendimento direto. 

Fonte: Pastoral da Mulher.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *