O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Cabrera Sanches. Anualmente, entidades governamentais, não governamentais e representantes da sociedade civil remoram e usam o mês de maio para promover reflexões e debates em torno do tema, além de buscarem a implementação e formulação de políticas públicas.
Para marcar as ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o grupo Cirandas Parceiras, realizará no dia 20 de maio, um encontro pela plataforma Google Meet, com o objetivo de dialogar sobre a temática e a atuação da rede de atendimento em Juazeiro, na perspectiva de traçar estratégias para o combate a essa violência.
O encontro contará com a mediação de Simone Alves e Bianca Souto, da ACARI, ONG dedicada à promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, especialmente das crianças, jovens e mulheres, que tem como uma de suas linhas de ação, o enfrentamento à violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes. E Anna Cristina, Assistente Social do CREAS de Juazeiro, serviço de atendimento especializado a situações de violações de direito.
A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser realizada de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. A Rede de proteção social também poder ser acionada através dos serviços socioassistenciais, de saúde e jurídicos.
Uma cartilha sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes foi atualizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A publicação tem como objetivo fortalecer e subsidiar com informações os profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes. Confira, no link abaixo.

Acesse a Cartilha Maio Laranja 2021:
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/maio/CartilhaMaioLaranja2021.pdf

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA