MULHERES VIVENCIAM TARDE DE CUIDADOS INTEGRATIVOS NA PASTORAL DA MULHER EM JUAZEIRO

Compartilhar
As mulheres assistidas pela Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro BA, desfrutaram de uma tarde de cuidados com a saúde e bem-estar.
O ‘Plantão de Saúde’ da última sexta feira (26) é uma atividade realizada mensalmente na instituição com o intuito de oferecer atendimento de saúde e outros serviços visando promover acolhida e bem estar das mulheres.



Nessa tarde foram oferecidos os serviços de orientação jurídica com as advogadas Vitória e Karen do Núcleo OAB Mulher – Subsecção Juazeiro -BA, ventosaterapia com Railane Delmondes e Gean, atendimento médico com o Dr. Calísio Neto, clínico geral, além do Cantinho da Beleza, atividade fixa das sextas feiras.
Vitória Farias, advogada comentou não ter participado de nada parecido: “entrei na comissão da mulher este ano e o contato com essas mulheres é sempre muito impactante. Elas relataram coisas e você fica pensando ‘e se fosse comigo? ’ A sensação disso, o que é que eu faria, eu queria que alguém tivesse me orientado do jeito que eu tô sendo orientada… Elas trouxeram dúvidas a respeito de pequenas coisas que poderiam ser resolvidas de maneira mais tranquila como questões de guarda e alimentos. Foi uma experiência enriquecedora pra mim, pois é uma sensação boa de poder ajudar.”

A advogada Karen também comentou que “exercer a advocacia de uma forma social pra mim é essencial, porque nem todo mundo tem condições de pagar um advogado e fazer esse trabalho é muito enriquecedor…”



Vitória completou a fala de Karen dizendo: “pensar que nem todos tiveram a mesma oportunidade que nós tivemos de estudar, de poder se especializar com isso. Pensar também que muitas pessoas ‘fazem o direito’ só por dinheiro e não é pra ser assim, pois muitas pessoas precisam de assistência. ”

Sobre o trabalho da Pastoral Vitória relatou que “o local é um espaço acolhedor, que acolhe todo mundo e se eu chegasse aqui precisando de assistência eu teria. Não existe separação, é pra quem precisar.”

Railane Delmondes, terapêutica holística e também educadora social da Pastoral da Mulher destacou a importância de esclarecer o verdadeiro propósito da terapia: “ventosaterapia é uma prática da medicina tradicional chinesa, complementar  a outras terapias. Muitas das mulheres imaginavam que era uma terapia apenas para retirar ou tratar dores musculares, mas hoje elas perceberam que se trata de uma terapia que serve para organizar o corpo, o equilíbrio emocional, desintoxicá-lo. Perceberam também como alguns órgãos precisam ser cuidados com mais carinho e atenção, principalmente os órgãos que influenciam nas questões emocionais. Hoje nós tratamos  dores musculares, casos de lombalgia, dores cervicais, cólicas menstruais.”


Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *