Quintas Intenções promove informações importantes às mulheres em seu segundo encontro.

Compartilhar



No dia 21 de março, a Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro, realizou o segundo encontro  das “Quintas Intenções”, que  teve como tema: “Métodos Contraceptivos”. 
 
A formação contou com a presença da ginecologista e obstetra Dra. Fabíola Ribeiro, Diretora da Maternidade Municipal e da Dra. Ana Catarina Mota, dermatologista; que proporcionaram informações sobre os métodos contraceptivos a serem usados, as formas corretas de prevenção à gravidez e esclarecimentos sobre outros assuntos da área.

 
Outro tema discutido foi sobre a laqueadura de trompas, um processo de esterilização definitiva, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozoide. É uma cirurgia na qual as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas de tal forma que a passagem dos espermatozoides fica bloqueada na sua porção mais distal e a do óvulo bloqueada na porção mais proximal,  pois muitas das mulheres desejam realizar este procedimento. As doutoras esclareceram sobre como é feita a cirurgia e desmistificaram os mitos a cerca do assunto. As mulheres foram interagindo fazendo perguntas e contando suas histórias como exemplo, buscando assim mais informações.

O evento ainda contou com os representantes do laboratório Eurofarma que falaram sobre os contraceptivos orais e injetáveis.

A representante do “Boticário” também esteve presente divulgando a empresa, distribuindo amostras de perfumes como incentivo à saúde e cuidados com o corpo.

 
A agente responsável Adjany Fernandes ainda completou o momento falando sobre a importância do trabalho em equipe para o resultado positivo deste projeto. Ela avaliou também que “o momento foi bastante proveitoso e que a parceria com as profissionais de saúde tem sido um grande ganho para a instituição”.

Ao final, algumas mulheres foram encaminhadas de acordo com suas respectivas demandas, para laqueadura e outros serviços disponibilizados pela rede SUS.

 
 
 
Ao final foi servido um Coffee Break, levado pelos parceiros.
 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *