Equipe avalia o Diagnóstico da realidade das mulheres em situação de prostituição em Juazeiro

Compartilhar
Os dados revelam a condição socioeconômica das mulheres atendidas pela Pastoral da Mulher de Juazeiro.
 

No último dia 05 de fevereiro, a equipe da Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA participou de uma Formação, que aconteceu no próprio espaço institucional, conduzido pela Agente Pastoral e Pedagoga, Joice Oliveira.
 
 O momento teve como foco a apresentação do Diagnóstico das mulheres em situação de prostituição na cidade de Juazeiro/BA, a partir da pesquisa realizada com as mulheres atendidas pela instituição – apresentada no II Seminário “Vida Fácil?”, como também fomentar a discussão no atendimento, assessoramento e garantia de direitos das mulheres que estão inseridas no contexto.
 
Vale destacar que a maioria das mulheres entrevistadas tem naturalidade baiana, mais precisamente de Juazeiro/BA, da sede e da zona rural, estão na faixa etária de 21 a 40 anos e em sua maioria possui filhos.
 
O Diagnóstico constatou também que, em relação à renda das mulheres, algumas estão incluídas em programas sociais e recebem algum benefício, sendo o principal a bolsa família (40%), porém a grande maioria ainda não foi contemplada no programa, sendo um número bastante elevado: 60%.
 
Todos estes dados revelam que, a condição socioeconômica das mulheres em situação de prostituição, atendidas pela Pastoral da Mulher, é de baixa renda e necessitam, verdadeiramente, garantir seus direitos sociais básicos, como por exemplo: alimentação, educação, saúde, outros.

 
Tomar conhecimento da realidade das mulheres é um trabalho de grande importância para a Pastoral da Mulher, já que são a partir dessas informações, que a equipe cresce em conhecimento com o público da Pastoral, bem como, encontra novas formas de atuar com as mulheres inseridas no contexto da prostituição em Juazeiro e região.


Fonte: Pastoral da Mulher de Juazeiro

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *