Equipe da Unidade Oblata de Juazeiro reflete sobre as áreas a serem abordadas em 2015.

Compartilhar
Na última segunda feira, dia 19/01, a equipe da Unidade Oblata de Juazeiro realizou o primeiro de uma série de 6 estudos das áreas, atividade esta realizada desde 2006 com o objetivo de fazer a equipe levantar suas observações sobre as áreas visitadas e assim poder levantar desafios, possibilidades e mudanças ocorridas.
Sob a condução de Ana Paula e Fernanda Lins, em principio foi feita uma memória histórica sobre a dinâmica da prostituição na cidade de Juazeiro. Em seguida a equipe levantou os principais desafios e expectativas sobre as 06 áreas abordadas: Centro da cidade – áreas 1 e 2, bairros Piranga, Jardim Flórida, D. José Rodrigues e Sol Nascente – área 3, Alto da Aliança, Mercado do Produtor, Posto Frei Damião.
Dentre os mais destacados como desafios foram apontados: violência, violação dos direitos, tráfico e consumo de drogas e o mais recente que requer uma atenção especial da Pastoral: ação da prefeitura e vigilância sanitária exigindo que os bares retirem os quartos dos locais. Este último tem trazido muita preocupação para don@s e mulheres que frequentam.
Como expectativas destes estudos, a equipe trouxe que o mesmo pode ajudar a diagnosticar novas formas de abordagem, dar encaminhamento às queixas surgidas, ajuda as agentes a estarem mais seguras na intervenção externa considerando as particularidades de cada local.
Para finalizar, as agentes definiram os próximos 5 estudos que serão realizados no decorrer do ano focando cada área especifica e ainda algumas ações para coleta de informações.

Por Joice Oliveira
Educadora Social

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *