Pastoral da Mulher de Juazeiro realiza 1º Encontro das Cirandas Parceiras

Compartilhar
      No último dia 29 de abril, a Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em Juazeiro/BA, realizou o primeiro encontro “Cirandas Parceiras”, contando com a participação de profissionais envolvidos na rede socioassistencial e de saúde do município de Juazeiro/BA. O objetivo foi articular profissionais e instituições públicas e privadas para estabelecer e fortalecer as parcerias existentes e apresentar o trabalho da Pastoral aos presentes, como também desenvolver ações conjuntas.
O momento foi iniciado com a recepção das instituições e seus representantes onde a equipe da Pastoral da Mulher acolheu os convidados com um café da manhã.
 
Dando seguimento ao encontro, Fernanda Lins – coordenadora da Pastoral da Mulher iniciou a reunião apresentado o objetivo do encontro e solicitando que cada participante se apresentasse, informando o nome e a instituição que estava representando. Logo após, todos assistiram um vídeo narrativo referente a história da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, fundadora desse trabalho. Em seguida, a trabalhadora social Railane Delmondes apresentou o trabalho da Pastoral da Mulher em Juazeiro, como iniciou as atividades e as linhas de ações da Pastoral. Explanou também sobre o assessoramento que vem sendo dado à Diocese de Petrolina/PE, no que tange a realidade da prostituição na referida cidade.
 
Buscando apresentar o quantitativo de atendimentos realizados pela instituição em 2014, a coordenadora da Pastoral apresentou um vídeo contendo como fundo musical, uma música produzida e interpretada pelas mulheres atendidas pela Pastoral, no qual demonstrava os números de atendimentos.
Na oportunidade, foi apresentada também a pesquisa realizada com as mulheres em 2013 e publicada em 2014, que retratada a realidade socioeconômica das mulheres que exercem a prostituição na cidade. No decorrer da apresentação os participantes fizeram questionamentos e relataram casos atendidos por suas instituições.
 
Ao final foram sugeridos alguns encaminhamentos, como: estabelecer novas reuniões para fortalecer as parcerias; visitar a famílias e mulheres em situação de vulnerabilidade em conjunto; traçar linhas de ações para 2015, estudar casos concretos, dentre outras. Dessa forma, uma nova reunião ocorrerá no final de maio, para que se possa traçar um planejamento conjunto entre as entidades, já que as mesmas atendem famílias em comum do município.

 
Para Fernanda Lins, o “encontro proporcionou o conhecimento e a troca de experiência entre as instituições, incorporando conhecimentos que são produzidos tanto pela Unidade, quanto pela Sociedade com vista à defesa dos direitos e da cidadania das mulheres. Além de ser um espaço de sensibilização social, para conhecimento da realidade e promoção de ações conjuntas”.
 
Fonte: Pastoral da Mulher de Juazeiro

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *