EQUIPE DA PASTORAL DISCUTE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE

Compartilhar

Como parte da agenda anual da Pastoral da Mulher, os espaços de formação continuada objetivam buscar uma reflexão sobre os diversos assuntos que permeiam o universo do público atendido e visam contribuir com o processo constante de aprendizagem dos profissionais.


Na manhã de quarta-feira (28/09), a convite da Instituição, a doutoranda em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Unisvasf, Sâmella Vieira, com participação da estudante de psicologia pela mesma universidade, Tainá, ministraram uma palestra à equipe da instituição com a temática: Gênero e Sexualidade. A discussão abordou o conceito de gênero; o processo de construção e o exercício da sexualidade; saúde sexual e o estigma que perpassa a realidade de mulheres que exercem a prostituição.

Com uma apresentação dinâmica, a palestrante utilizou, além do Power point, o vídeo de Jout Jout (youtuber que retrata em seu canal situações do cotidiano com enfoque nas questões de gênero) “ Relacionamentos abusivos”; gerando um debate bastante enriquecedor entre os participantes, uma vez que o assunto está intrinsecamente ligado as vivências diárias das trabalhadoras sociais junto as mulheres atendidas.

A professora Sâmella encerrou a manhã agradecendo o convite e se propondo a voltar para dar continuidade ao processo formativo aprofundando ainda mais a temática.

 Fonte: Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *