Mulheres fazem ‘mamaço’ a favor do aleitamento em locais públicos em MT

Compartilhar

Ato reuniu cerca de 50 mães em shopping de Cuiabá neste sábado (19).
Ideia é acabar com o preconceito sofrido pelas mães, segundo organizadoras.




Um grupo de mães realizou neste sábado (19), em Cuiabá, um ‘mamaço’ a favor do aleitamento materno em locais públicos. O ato reuniu cerca de 50 mulheres em um shopping da capital, após uma das mulheres ter sofrido discriminação ao amamentar a filha no corredor do estabelecimento, segundo ela.
Em nota, o Pantanal Shopping informou ter instaurado um procedimento interno para apurar o ocorrido. “Esclarecemos ainda que esta conduta não condiz com os valores do shopping e que realizamos treinamentos constantes com a equipe para abordagem e tratamento com o público de forma geral. Após tomar conhecimento do evento “Mamaço”, informamos ainda que o shopping está de porta abertas e que disponibilizará cadeiras de amamentação, fraldas e carrinhos de bebê na decoração de Natal em prol da causa’, diz a nota.
O ato foi convocado nas redes sociais depois que uma funcionária de um shopping abordou a dona de casa Manaíra Filgueiras. Ela parou para amamentar a filha no corredor do estabelecimento depois que a criança chorou.

“Tinha parado para levar meus outros filhos no espaço do Papai Noel e a minha filha, que é bebê, se assustou e chorou. Sentei para amamenta-la quando fui abordada pela funcionária”, disse.

Segundo ela, a funcionária é assistente do Papai Noel e começou a sugerir que ela alimentasse a filha em um local reservado. “Ela me perguntou se eu conhecia o fraldário e se lá não seria melhor dar de mamar para a minha filha”.
Manaíra, no entanto, disse que continuou no local e alimentou a filha no espaço público. Ela disse que procurou a administração do estabelecimento e fez uma reclamação por escrito. “Não é nada contra a funcionária, mas sim contra o preconceito que as mães ainda sofrem”, afirmou.

Maíra Dalgallo, uma das organizadoras do ato, disse o que o principal objetivo é acabar com o constrangimento sofrido pelas mães ao amamentar os filhos em locais públicos. “Depois desse episódio ouvimos muitos outros relatos envolvendo preconceito. Por isso, resolvemos fazer o ato para dizer que o ato de amamentar é normal”, disse.

Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/11/mulheres-fazem-mamaco-favor-do-aleitamento-em-locais-publicos-em-mt.html

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *